À medida que a tecnologia se desenvolveu, os trabalhadores se tornaram mais móveis e inauguraram um período de ouro para o design de escritórios, onde novas e mais flexíveis formas de trabalho, como o Agile e o Activity Based Working (ABW), se tornaram cada vez mais populares.
A equipe se tornou mais móvel, ficou evidente que podiam trabalhar em qualquer lugar e não estavam mais casados com a mesa. Tornou-se normal ver pessoas trabalhando em cafés, cafeterias e em casa, quando as empresas começaram a adotar essas novas formas de trabalhar. À medida que a mobilidade se tornou a norma, o design do escritório começou a adotar 'mesas de trabalho' onde os funcionários não tinham espaço, mas escolheram um espaço disponível para trabalhar.
O surgimento de empresas de tecnologia também levou à criação de novas normas de design de escritórios, com empresas mais descoladas e cool que desejavam escritórios coloridos e divertidos, que incluíam uma variedade de espaços nos quais os funcionários podiam escolher, e assim sinalizaram o nascimento do espaço de destaque. no local de trabalho moderno.
Também se tornou crítico que a tecnologia pudesse ser usada em qualquer parte do local de trabalho e, sempre que possível, ela fosse integrada perfeitamente a móveis e outros dispositivos, como telas e quadros digitais. Um senso de diversão também foi instilado com a adição de áreas de lazer e espaços criativos com máquinas de pinball, pufes, mesas de tênis de ping pong...
A história do design de escritório hoje
Hoje chegamos a um ponto em que o local de trabalho moderno se inspira em nossas casas, através do uso de cores quentes, iluminação íntima e assentos macios. Também continua a se concentrar no conforto e no bem-estar da equipe, à medida que as empresas se conscientizam de que o escritório é uma ferramenta importante que pode ser usada para atrair e reter os melhores talentos em um mercado competitivo.
Embora as tendências tendam a ir e vir, houve um aumento significativo no design de escritórios biofílicos e nas empresas que trazem um pouco do ar livre para o ambiente de trabalho. Isso é obtido com a adição de arbustos frescos, maior acesso à luz natural e ao ar e, em alguns casos, a instalação de paredes vivas como um recurso.
À medida que a história do design de escritórios continua sendo escrita, testemunhamos um aumento no trabalho em conjunto, com empresas trabalhando em espaços compartilhados, facilitadas por empresas como WeWork e Regus. Esse arranjo flexível se mostrou atraente para muitos, com espaços de trabalho agora espalhados por todas as grandes cidades, não apenas nos EUA mas também em toda Europa e Brasil.
Hoje devido a pandemia do COVID-19, teremos grandes mudanças no dia dia e no design dos escritórios.
Entrevistamos a especialista em facilities, Natasha Gonda, que sugere que "O papel do Gestor de Facilities, daqui em diante, será possibilitar uma adequada e segura condição laboral tanto para os funcionários quanto para o cliente final.
A higiene e a saúde ocupacional sempre foram tratadas com especiais cuidados na área de Facilities, mas nesse novo cenário nosso papel não será apenas garantir um ambiente seguro, funcional e saudável.
Passaremos por mudanças que farão com que o espaço seja remodelado não só com atitudes e sim, com uma visão estratégica e ações de prevenção."
Sabemos que as recomendações da OMS e da ANVISA vamos ir a fundo como serão os próximos escritórios e quais medidas de combate a COVID-19 já estão sendo implementadas hoje.
Acompanhe nosso próximo post!